Os melhores livros de finanças e investimentos

Atualizado: Jan 3

Livros são sempre ótimas fontes de conhecimento. Isso também vale quando o assunto é dinheiro. Vamos apresentar aqui os melhores livros sobre Finanças e Investimentos.


Quando falamos sobre Finanças e Investimentos, não podemos pensar apenas sobre o dinheiro. Tudo começa na nossa cabeça e na nossa forma de pensar, nosso mindset.

Por isso a lista inclui, também, livros que falam sobre a mentalidade de pessoas bem sucedidas.

Essas leituras são fundamentais, pois vão ensinar você a ter o mindset de enriquecimento e sucesso (em todos os aspectos, não só financeiro).


1. Pai Rico Pai Pobre


Título: Pai Rico Pai Pobre

Edição Especial, celebrando 20 anos como o livro n° 1 em finanças pessoais e, sem dúvidas, um dos melhores livros sobre finanças em todo o mundo.

A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro.

O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém.

O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

Para o autor, o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é: “Vá para a escola, tire notas altas e depois procure um trabalho seguro”. O fato é que agora as regras são outras, e não existe mais emprego garantido para ninguém.

Pai Rico, Pai Pobre demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém. É essa a tese de Robert Kiyosaki neste livro substancial e visionário. Para ele, a formação proporcionada pelo sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados.

O objetivo de Pai Rico, Pai Pobre é instruir o leitor e despertar sua inteligência financeira e a de seus filhos. “A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas.” — Robert Kiyosaki.


2. Os Segredos da Mente Milionaria



Título: Os Segredos da Mente Milionaria

Neste livro, T. Harv Eker apresenta o que ele chama de “o seu modelo de dinheiro”, um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.

Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva, que você talvez nem perceba que tem, pelos “arquivos de riqueza”, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.


A ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcanç ar esse objetivo”.


3. Quem Pensa Enriquece


Título: Quem Pensa Enriquece

Um dos livros mais vendidos no mundo, best-seller há décadas e que traz ensinamentos para a vida toda.

Todos querem ficar ricos. Poucos conseguem. Qual será o segredo, a fórmula que cria milionários?

Por vinte anos, Napoleon Hill, autor de Quem Pensa Enriquece, se dedicou a descobri-la. E conseguiu. Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo.

Convivendo com mitos com Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores.

Quem Pensa Enriquece, principal fruto das idéias de Napoleon Hill, é um dos maiores best-sellers do mercado editorial, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo. Uma obra atemporal que vem ajudando pessoas comuns a se tornarem ricas e poderosas.


4. O Homem Mais Rico da Babilônia



Título: O Homem Mais Rico da Babilônia

Para transmitir as idéias, o autor George Clason nos transporta para a antiga Babilônia, onde viviam os mais ricos homens dos tempos antigos. Eles entendiam o valor do dinheiro, com excelentes práticas de economia e investimento.

A primeira idéia que chama a atenção é como a Babilônia era uma região que não tinha riquezas naturais. Todas as riquezas da cidade foram criadas pelo homem. Suas riquezas vieram da capacidade de seu povo em articular, promover valor, em sua pro-atividade.

Uma coisa que eu gosto muito é como o livro lembra que as pessoas que ganham digamos dez mil por mês possuem “despesas necessárias” que representam a mesma porcentagem de quem ganha mil por mês. Em outras palavras, quando ganhamos mais, gastamos mais: compramos um carro melhor, um apartamento novo, mudamos do Chandon pro Veuve Cliquot e assim vai.

Isso não é necessidade! É desejo, e pode ser controlado. Aliás, deve ser controlado para seguir a regra de gastar menos do que ganha.


5. Os Axiomas de Zurique



Título: Os Axiomas de Zurique


O livro Axiomas de Zurique, muito comentado no mercado, foi escrito por Max Gunther. Ele trata de conceitos comportamentais frente aos investimentos.


Há, no livro, 12 axiomas principais e outros 16 secundários que, supostamente, todos foram seguidos pelos banqueiros suíços.




Os axiomas teriam sido praticados por um tipo de clube de investimentos, e de tanto serem utilizados, transformaram-se em verdades incontestáveis. Tornaram-se axiomas. É claro que, os axiomas não lançam mão de verdades absolutas, mas são premissas interessantes.

O livro, como observado, não trata de técnicas de investimentos, mas sim de comportamentos a serem construídos.



6. O Investidor inteligente




Título: O Investidor Inteligente


O Investidor Inteligente é um manual de como se comportar de maneira racional no mercado de valores, através da autodisciplina do investidor e de decisões fundamentadas em valores e indicadores numéricos.


Benjamin Graham revolucionou a maneira de se pensar sobre o mercado, lançando as bases do Value Investing no seu livro Security Analysis (1934) e mais tarde abrindo esse conteúdo para o investidor leigo com O Investidor Inteligente (1949).

No livro, Ben Graham descreve sua estratégia de investimentos baseada na análise dos resultados das empresas. Após escrever o livro, ele continuou reescrevendo e atualizando a obra até 3 anos antes de passar dessa pra melhor.



7. O jeito Warren Buffett de investir




Título: O jeito Warren Buffett de investir



Um dos livros mais importantes da década de 1990, O Jeito Warren Buffett de Investir descreve a carreira do famoso investidor e apresenta exemplos de como suas técnicas e métodos de investimento evoluíram.

O livro também detalha as decisões de investimento que foram essenciais para atingir o seu desempenho impressionante.



Todos podemos aprender com o seu método, seja para usar no mercado financeiro ou em nossas vidas – as lições de vida que podem ser tiradas do livro são atemporais.

Em O Jeito Warren Buffett de Investir, o autor Robert Hagstrom resume a essência da estratégia de Buffett em princípios simples, que podem ser utilizados por investidores de todos os níveis:


  • Os 12 princípios básicos que orientam suas compras de ações;

  • sua formação intelectual e os mestres em que se inspira;

  • seu foco no investimento a longo prazo;

  • novos estudos de caso, com suas mais recentes aquisições (como IBM e Heinz);

  • um aprofundamento do fascinante campo das finanças comportamentais, que explicam o que há por trás dos principais obstáculos enfrentados pelos investidores.


Ao abordar de forma simples as estratégias da maior lenda dos investimentos, este livro o ajudará a enxergar o mercado financeiro com novos olhos, instigando-o a ter muito mais sucesso com seu portfólio.



8. Investindo em Ações no Longo Prazo: O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro




Título: Investindo em Ações no Longo Prazo



A 5ª edição deste clássico sobre o mercado financeiro inclui a tão aguardada análise de Jeremy Siegel sobre a quebra do mercado imobiliário americano, a crise financeira e a consequente recessão mundial.


Com uma mistura potente de novas evidências, pesquisas e análises apoiando suas ideias, Siegel traz respostas para todas as dúvidas importantes de hoje, como “quais são as fontes do crescimento econômico de longo prazo?” e “como se proteger contra a instabilidade da moeda?”


Leitura obrigatória para todo investidor e consultor que deseja entender a fundo as forças que movem os mercados atuais, este livro apresenta a mais completa síntese disponível sobre as tendências históricas e o ajudará a desenvolver uma carteira de longo prazo confiável e lucrativa.



9. Ações Comuns Lucros Extraordinários




Título: Ações Comuns Lucros Extraordinários


Este livro é um dos maiores clássicos da área de investimentos em ações. Sua leitura oferece elementos para uma melhor compreensão sobre o tema, além de técnicas de avaliação que possibilita ao investidor se envolver mais com os seus investimentos. Além disso, seu filho, Ken Fisher, escreveu uma introdução para uma nova edição deste clássico, na qual desenha um perfil do pai, revelando o homem por trás do investidor, suas crenças e sua história.


Originalmente publicado em 1958, este é um dos livros de investimentos mais apreciados de todos os tempos e nasceu da necessidade de Philip Fisher compilar e registrar seu método para escolher e aplicar em ações. Em sua carreira como consultor de investimentos, o autor se surpreendeu diversas vezes explicando em detalhes aos proprietários dos fundos que administrava os princípios por trás de uma ou outra atitude tomada por ele.


Somente assim entenderiam as razões de Fisher para adquirir alguns títulos, muitas vezes de empresas totalmente desconhecidas para eles, de forma que não houvesse qualquer impulso de dispor das ações antes que tivesse decorrido tempo suficiente para que a compra se justificasse pelas cotações do mercado.


Esta tradução baseia-se na segunda edição do livro, revisada pelo autor e publicada em 1960. Em 2002, seu filho, Ken Fisher, na introdução para uma nova edição do clássico, descreveu o perfil do pai, revelando o homem por trás do investidor, suas crenças e sua história.



10. O Jeito Peter Lynch de investir de investir




Título: O Jeito Peter Lynch de investir de investir


O livro campeão de vendas nos Estados Unidos que todo investidor deveria ter!

Peter Lynch/em é o gestor de ações número um dos Estados Unidos. Seu lema é: os investidores amadores também podem tornar-se especialistas e selecionar ações vitoriosas com a mesma competência dos profissionais de em Wall Street.


Em O jeito Peter Lynch de investir/em, o autor afirma que as oportunidades de investimento são inúmeras para os leigos. Basta observar o desenvolvimento dos negócios e prestar atenção ao que está à sua volta, seja no shopping center ou no local de trabalho: você pode descobrir as futuras empresas bem-sucedidas até mesmo antes dos analistas profissionais. Essa antecipação em relação aos analistas é o que produz as tenbaggers, ações que crescem até dez vezes em valor, tornando um portfólio de ações convencional em um potencial lucrativo.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo